FAQ

Perguntas 
Frequentes 

O AME é um ambulatório médico especializado, que oferece atendimento SUS, com objetivo de facilitar o acesso da população a serviços de média complexidade por meio de consultas e exames médicos especializados em um único local.

O AME de Ituverava não realiza agendamento direto ao paciente. O agendamento é realizado pelo município após o médico da Unidade Básica de Saúde de seu município detectar a necessidade de encaminhar para a especialidade médica. As Secretarias Municipais de Saúde realizam o agendamento da consulta e/ou exame via internet pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) e avisa o paciente sobre a data e horário. As vagas do AME são distribuídas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS VIII-Franca/SP) para todas as Secretarias Municipais de Saúde realizarem o agendamento.

O AME de Ituverava assim como os demais do Estado não possuem porta aberta, ou seja, não há agendamento direto pelo paciente.

Deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identidade – R.G. do paciente;
  • CPF (paciente/ responsável);
  • Cartão SUS;
  • Comprovante de endereço;
  • Encaminhamento médico da Unidade Básica de Saúde (consulta, exames e procedimento).

Não, o paciente menor deverá estar acompanhado pelos pais e/ou responsável legal.

O AME funciona de 2ª a 6ª feira, das 06h30min. às 19h00. Lembramos que os atendimentos são todos previamente agendados.

O AME realiza os retornos para o ajuste de condutas e tratamentos, para os pacientes que recebem o diagnóstico no próprio AME. As necessidades dos pacientes que o AME não atende, são encaminhadas ao Município de origem, os quais seguem as pactuações já existentes, exceto nos casos de diagnóstico de câncer, na qual o AME insere o paciente na rede Hebe Camargo.

Se não puder comparecer no atendimento agendado, deverá comunicar o AME ou o município de origem no mínimo 3 dias de antecedência, por meio do telefone: (16) 3830-8600

Lembramos que quando alguém falta, deixa-se de atender outra pessoa que precisa e aguarda por essa oportunidade.

Não, os atendimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), portanto, não há custo ao paciente.

O AME é uma unidade de diagnóstico e sugestão de tratamento para o paciente encaminhado. O paciente é atendido, feito diagnóstico (clínico mais exames), é instituído um tratamento, e quando necessário o próprio AME agenda os retornos. Quando está resolvido o paciente é contra referenciado ao Município de origem com todas orientações para continuidade.